Este aplicativo foi desenvolvido para visualização 1024 x 768
A SEE-SP implantou em 1996 um processo permanente de capacitação de educadores e de distribuição de materiais específicos – livros, publicações, vídeos – dirigido às escolas estaduais e às Diretorias de Ensino, com a preocupação de incorporar a temática da prevenção no plano de cada escola. Fez parte desse processo a criação dos projetos “Comunidade Presente” e “Prevenção Também se Ensina”. Ao longo dos anos, em razão das estreitas relações entre eles, ancoradas na redução dos fatores causadores da vulnerabilidade dos alunos, suas ações tornaram-se complementares para melhor subsidiar o trabalho dos professores no que se refere às questões de promoção da saúde e da educação preventiva. Esses projetos também estão presentes, de forma sistemática, nas ações conjuntas com outros projetos e programas da Pasta, em especial com o Programa Escola da Família – PEF, com o Sistema de Proteção Escolar e Comunitário – SPEC e com as Ações Preventivas na Escola – APE. Para acompanhar as ações de capacitação na área de prevenção e traçar um perfil avaliativo sobre o uso dos materiais do “Kit 2012” dos projetos “Comunidade Presente” e “Prevenção Também se Ensina”, no período de 2013 a 2014, foram elaborados dois questionários de avaliação, como ferramentas de apoio à gestão. Um deles, destinado à Diretoria de Ensino e, o outro, à Escola. Por meio da aplicação destes questionários pretende-se mapear, analisar e entender, de que maneira as Diretorias de Ensino e as escolas trabalham a prevenção e, mais especificamente, como essas instâncias utilizam o “Kit 2012” nas suas atividades profissionais. Com isso, se tem parâmetros para fundamentar as escolhas e também para direcionar as futuras ações dos projetos. Orientações Gerais
Agradecemos antecipadamente a sua colaboração