Err

Este aplicativo foi desenvolvido para visualização 1024 x 768

Prevenção e Comunidade  


FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FDE
DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS - DPE
Avaliação do Kit
Apresentação

A SEE-SP implantou em 1996 um processo permanente de capacitação de educadores e de distribuição de materiais específicos – livros, publicações, vídeos – dirigido às escolas estaduais e às Diretorias de Ensino, com a preocupação de incorporar a temática da prevenção no plano de cada escola.

Fez parte desse processo a criação dos projetos “Comunidade Presente” e “Prevenção Também se Ensina”. Ao longo dos anos, em razão das estreitas relações entre eles, ancoradas na redução dos fatores causadores da vulnerabilidade dos alunos, suas ações tornaram-se complementares para melhor subsidiar o trabalho dos professores no que se refere às questões de promoção da saúde e da educação preventiva. Esses projetos também estão presentes, de forma sistemática, nas ações conjuntas com outros projetos e programas da Pasta, em especial com o Programa Escola da Família – PEF, com o Sistema de Proteção Escolar e Comunitário – SPEC e com as Ações Preventivas na Escola – APE.

Para acompanhar as ações de capacitação na área de prevenção e traçar um perfil avaliativo sobre o uso dos materiais do “Kit 2012” dos projetos “Comunidade Presente” e “Prevenção Também se Ensina”, no período de 2013 a 2014, foram elaborados dois questionários de avaliação, como ferramentas de apoio à gestão. Um deles, destinado à Diretoria de Ensino e, o outro, à Escola.

Por meio da aplicação destes questionários pretende-se mapear, analisar e entender, de que maneira as Diretorias de Ensino e as escolas trabalham a prevenção e, mais especificamente, como essas instâncias utilizam o “Kit 2012” nas suas atividades profissionais. Com isso, se tem parâmetros para fundamentar as escolhas e também para direcionar as futuras ações dos projetos.

Orientações Gerais

  1. Os questionários devem ser respondidos individualmente, clicando no link “Acesso ao Questionário”, destinados à:
    • Diretoria de Ensino – Coordenadores Regionais dos referidos projetos
    • Escola – Professores Coordenadores em exercício, à exceção dos Coordenadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

  2. O respondente deve levar em consideração as ações realizadas pela DE ou escola, mesmo que, eventualmente, não tenham sido acompanhadas pelos atuais responsáveis. Pode, também, consultar outras pessoas no seu local de trabalho, caso não tenha informação para responder a uma questão em particular.

  3. O questionário pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet e o sistema permanecerá on-line 24 horas por dia. O período para preenchimento foi prorrogado até dia 30 de janeiro de 2015.


Agradecemos antecipadamente a sua colaboração

Acesso ao Questionário Acesso ao Vídeo



Copyright ® FDE/2014 Versão: 1.0.0.0